O Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo apoia a aluna e ginasta Maria Costa na sua participação no Campeonato do Mundo de Ginástica por Idades em Baku.

“A Maria tem 13 anos e começou a praticar Tumbling com 3 anos. Sempre a cativou este desporto e acabou por ganhar mais interesse, pois a mãe também praticou.

Esta modalidade consiste em realizar vários saltos que ocorrem ao longo de uma pista retangular.

Normalmente, a Maria treina 5 vezes por semana, o que equivale a 14 horas de treino. As provas e competições têm lugar aos fins de semana.

Nos tempos de confinamento durante o COVID-19, eram realizados treinos físicos todos os dias, menos ao domingo.

A Maria treina no Estrela Moitense e o seu treinador chama-se Luís Nunes. Está, atualmente, em 1.º lugar no seu escalão, onde espera chegar mais longe.

Gosta de competições no estrangeiro, pois, para além de lhe darem melhores condições, levam a modalidade mais a sério e acaba por haver mais competição e por treinarem mais horas.Não está a pensar em desistir porque, para além de gostar de Tumbling, gosta do nível de exigência, que é muito superior a vários desportos.


Texto elaborado no seguimento da entrevista realizada pela aluna Micaela Pereira (9.º C) à aluna Maria Costa, no âmbito da disciplina de Educação Física

Treino em Baku.
Parabéns Maria!