No dia 23 de setembro de 2022, a Comunidade Educativa do Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo uniu-se em torno de um desejo de há muitos anos: reivindicar a construção de um pavilhão gimnodesportivo na nossa Escola.
Foi organizada uma manifestação no portão principal da Escola Sede e uma marcha até à Praça da República, onde se situa a Câmara Municipal da Moita, na qual participaram Alunos, Professores, Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento, perfazendo um total de 500 elementos. À frente da marcha esteve um grupo de alunos a tocar bombos e a cantar, sob a direção do professor Rui Torres.
Chegados à Praça da República, os alunos mostraram cartazes que elaboraram e cantaram a uma só voz: “Queremos um Pavilhão!!!”.
O Presidente da Câmara Municipal da Moita (Sr. Carlos Albino), o Vereador da Educação (Sr. António Pereira) e o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara (Sr. Nuno Vitório) receberam uma comitiva do Agrupamento de Escolas Fragata do Tejo, constituída pelo Presidente do Conselho Geral (Professor João Lourenço), o Sub-Diretor (Professor Pedro Correia), a Coordenadora do Grupo Disciplinar de Educação Física (Professora Aida Relvas) e a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação (D. Ana Paula Lourenço). Na reunião, o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Moita recebeu uma petição assinada pela comunidade educativa e informou que é impossível, a curto prazo, colmatar a falta do pavilhão, dada a impossibilidade de afetação de verbas. No entanto, comprometeu-se a apresentar uma candidatura a um eventual programa extraordinário governamental ou comunitário que surja oportunamente, no âmbito da construção de equipamentos desportivos em instalações escolares.
Fica um especial agradecimento à Guarda Nacional Republicana, que esteve presente durante todos os momentos da iniciativa, garantindo a segurança dos participantes.
Foi uma iniciativa bastante positiva, devido à excelente disponibilidade e adesão dos professores, alunos e comunidade educativa na manifestação e marcha pela reivindicação de um pavilhão gimnodesportivo na nossa Escola.
A luta e reivindicação irá continuar junto de várias entidades, para que consigamos materializar um desejo de há muitos anos, para que os alunos e professores possam ter direito a condições de lecionação dignas e adequadas, na disciplina de Educação Física