Aos pais e encarregados de educação,

Renovação de matrículas para o ano letivo 2020/2021

Em prol da simplificação administrativa e processual solicita-se aos Encarregados de Educação que efetuem os pedidos de renovação de matrícula online. Desta forma, os serviços escolares ficam na posse dos dados e ficha biográfica devidamente atualizados e validados pelos encarregados de educação. Este tema assume especial importância dada a situação pandémica atual. Por outro lado ao usar a matrícula online, os serviços escolares terão maior disponibilidade para apoiar os Encarregados de Educação que não possuem meios informáticos e/ou não consigam autonomamente preencher e submeter o processo de matrícula ou renovação de matrícula do seu educando.

Para tal, os encarregados de educação deverão efetuar os seguintes procedimentos:

Até dia 30 de junho de 2020 – Preencher, assinar e devolver os documentos em anexo para o e-mail: matriculas@aefragatadotejo.edu.pt

  • 1 Fotografia tipo passe;
  • Cartão de Beneficiário de Subsistema de Saúde (caso beneficie ADMA, ADSE, SAD, etc);
  • Boletim Individual de Saúde (Onde conste a validade das vacinas);
  • Recibo da renda de casa, água ou luz (em nome do(a) Encarregado(a) de Educação);
  • Documento Comprovativo do Agregado Familiar (Doc emitido pelas Finanças) – Portal das Finanças Serviços > Situação Fiscal > Dados Pessoais Relevantes > Consultar Agregado Familiar;
  • Declaração de escalão de Abono de Família para Crianças e Jovens, emitida pela Segurança Social (Para os alunos que efetuem a candidatura aos Auxílios Económicos).

Os Encarregados de Educação que não possuam meios/recursos tecnológicos ou não consigam efetuar autonomamente os procedimentos devem entrar em contacto com a secretaria e agendar um dia e hora (até 30 de junho) para proceder à entrega presencial dos documentos.

Nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2020 – Aceder ao Portal das Matrículas, para nesta aplicação realizar o procedimento de renovação de matrícula ou o pedido de transferência de escola do/a seu/sua educando/a.

Para utilizar este serviço, o Encarregado de Educação pode recorrer a uma das seguintes formas de autenticação:

  1. Credenciais de acesso ao Portal das Finanças
  2. Cartão de Cidadão – Para a autenticação com recurso ao Cartão de Cidadão é necessário o Cartão de Cidadão e o respetivo PIN de autenticação, um leitor de cartões ligado a um computador com acesso à Internet e ter instalado no computador o plugin Autenticação.Gov (disponível em: https://autenticacao.gov.pt/fa/ajuda/autenticacaogovpt.aspx)  
  3. Chave Móvel Digital – Para a autenticação com recurso à Chave Móvel Digital é necessário que previamente tenha sido efetuado um pedido de Chave. Poderá consultar a informação referente ao pedido de Chave Móvel Digital e ao processo de autenticação em https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital 

Os Encarregados de Educação que não possuam meios/recursos tecnológicos devem entrar em contacto com a secretaria e agendar um dia e hora (entre 7 e 9 de julho) para proceder à renovação da matrícula de forma presencial.

Com os melhores cumprimentos.

O Diretor

Manuel João Belém Veva