Serviço de Terapia da Fala
O Serviço de Terapia da Fala (STF) é um serviço especializado de apoio educativo incluído na rede escolar e que abrange todos os ciclos e níveis de ensino, com a finalidade de realizar ações de prevenção, avaliação e intervenção ao nível das Perturbações da Comunicação humana (abrangendo a fala, a leitura e a escrita), envolvendo toda a comunidade educativa e procurando contribuir para o seu bem estar.
A intervenção no STF segue os Princípios Gerais e Específicos do Código Deontológico da Associação Portuguesa de Terapia da Fala (2021).
Avaliação em Terapia da Fala:
– Realiza a avaliação, reavaliação ou acompanhamento de alunos com dificuldades específicas de acordo com as solicitações da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.
Intervenção em Terapia da Fala:
-Intervenção a nível indireto em termos de apoio e orientação educativa a pais, docentes, encarregados de educação e comunidade educativa em geral;
-Realização de apoio técnico específico direto no âmbito da terapia da fala a alunos que dele necessitem e que preencham os critérios de eleição definidos pelo Agrupamento.
Principais áreas de intervenção:
Estão indicadas as seguintes situações, que deverão ser sempre analisadas caso a caso:
– Atrasos no Desenvolvimento da Linguagem;
– Perturbações de Fala e Articulação;
– Perturbações de Linguagem;
– Perturbações de Fluência;
– Perturbações de Aprendizagem da Leitura e da Escrita.
Projetos e Ações Formativas:
O Serviço de Terapia da Fala desenvolve atualmente dois projetos escolares:
Colaboração e Apoio à Comunidade Educativa:
– Colabora com os restantes órgãos, estruturas e serviços da escola em matérias de parecer técnico e de natureza psicopedagógica da sua área de intervenção.
– Desenvolve ações de divulgação informativa através de via digital, jornal da Escola, ou colaborando noutros projetos Escolares com o intuito de facilitar o contacto com toda a comunidade.