Serviço de Terapia da Fala

Serviço de Terapia da Fala (STF) é um serviço especializado de apoio educativo incluído na rede escolar e que abrange todos os ciclos e níveis de ensino, com a finalidade de realizar ações de prevenção, avaliação e intervenção ao nível das Perturbações da Comunicação humana (abrangendo a fala, a leitura e a escrita),  envolvendo toda a comunidade educativa e procurando contribuir para o seu bem estar.

A intervenção no STF segue os Princípios Gerais e Específicos do Código Deontológico da Associação Portuguesa de Terapia da Fala (2021).

Avaliação em Terapia da Fala:

– Realiza a avaliação, reavaliação ou acompanhamento de alunos com dificuldades específicas de acordo com as solicitações da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.

Intervenção em Terapia da Fala:

-Intervenção a nível indireto em termos de apoio e orientação educativa a pais, docentes, encarregados de educação e comunidade educativa em geral;

-Realização de apoio técnico específico direto no âmbito da terapia da fala a alunos que dele necessitem e que preencham os critérios de eleição definidos pelo Agrupamento.

Principais áreas de intervenção:

Estão indicadas as seguintes situações, que deverão ser sempre analisadas caso a caso:

– Atrasos no Desenvolvimento da Linguagem;

– Perturbações de Fala e Articulação;

– Perturbações de Linguagem;

– Perturbações de Fluência;

– Perturbações de Aprendizagem da Leitura e da Escrita.

Projetos e Ações Formativas:

O Serviço de Terapia da Fala desenvolve atualmente dois projetos escolares:

Colaboração e Apoio à Comunidade Educativa:

– Colabora com os restantes órgãos, estruturas e serviços da escola em matérias de parecer técnico e de natureza psicopedagógica da sua área de intervenção.

– Desenvolve ações de divulgação informativa através de via digital, jornal da Escola, ou colaborando noutros projetos Escolares com o intuito de facilitar o contacto com toda a comunidade.